Muitos anos se passaram desde o momento em que ouvi pela primeira vez o álbum “The Six Wives of Henry VIII”, o segundo do tecladista de rock progressivo britânico Rick Wakeman, embora o próprio músico considere como o seu primeiro, já que é nele que iniciou propriamente o seu estilo progressivo e sinfônico. É um álbum composto com inspiração nas seis esposas do Rei Henrique VIII: Catarina de Aragão, Ana Bolena, Joana Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr.
Diz a lenda que em 1973, Rick Wakeman quis fazer um show sobre o tema do álbum no Hampton Court Palace, um castelo construído por Henrique VIII , mas teve seu pedido negado. Contudo, trinta e seis anos depois, no final de 2008, Wakeman foi convidado pela realeza britânica para celebrar os quinhentos anos da ascensão de Henrique VIII ao trono inglês.
Catarina foi a filha mais nova dos Reis Católicos, Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Outrora prometida a Arthur Tudor, Príncipe de Gales e até então, herdeiro do trono inglês, a jovem infanta deixa a Espanha a fim de desposar seu prometido. Pouco tempo após o casamento, porém, um surto epidêmico varreu o Castelo de Ludlow, deixando ambos doentes. Arthur morreu em 2 de Abril de 1502; deixando a jovem Catarina viúva. A fim de evitar devolver o dote da jovem, Henrique VII, pai de Arthur, propôs que Catarina desposasse seu segundo filho varão sobrevivente, Henrique Duque de York – cinco anos mais jovem que ela. Após ser concedida a dispensa papal – sete anos após a morte de Arthur -, Catarina e Henrique casaram-se no dia 11 de Junho de 1509. Ela geraria apenas uma criança que sobreviveria além do berço, a Princesa Maria (futura Maria I da Inglaterra).
Catarina era uma mulher de profundos princípios, fé e justiça, sendo muito amada pelo povo inglês, que em suma, não apreciava consortes estrangeiras. No entanto, após meados de vinte e quatro anos de casamento, ela veria-se parte do episódio que fora conhecido como ”o grande dilema do rei”. Apaixonado por sua amante Ana Bolena e visando obter através desta, um filho varão e herdeiro legitimo do trono inglês, Henrique VIII passa a questionar a validade de seu matrimônio com Catarina. A premissa baseava-se em uma passagem do Levítico, onde dizia: ”se um homem casar com a mulher de seu irmão, a união não gerará filhos”. O monarca depositaria suas esperanças de uma anulação, em um apelo à Santa Fé, que por sua vez, respondera considerando a união válida. Deste modo, o reino abdicou à autoridade papal e Henrique declarou-se Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra.
Após retornar de um encontro com Francis I da França, o monarca desposou sua amante, Ana Bolena, em uma cerimônia secreta. Desolada, Catarina fora exilada da Corte, seu casamento com Henrique e título de Rainha consorte foram anulados e ela passou a ser mencionada como Princesa Viúva de Gales – título referente ao casamento com Arthur Tudor.
Ela passou a viver primeiramente no Castelo The More, sendo depois transferida para o Castelo de Kimbolton, onde viria a falecer pouco tempo depois, no dia 07 de Janeiro de 1536. Ela nunca acatou tal decisão e morreu intitulando-se Catarina a Rainha.
Reuni anotações antigas, e com apoio delas, debrucei-me por alguns dias sobre o teclado do computador ouvindo repetidas vezes a música “Catherine of Aragon”, e, com muita paciência, finalmente transcrevi a música, não só para piano, mas também as partes de órgão Hammond, Clavinet, piano Rhodes, Minimoog D e Mellotron. Utilizei para a transcrição os softwares DAW Sonar X3 Producer e Sibelius.
Segue minha transcrição. que também pode ser encontrada na edição número 31 da revista Teclas & Afins (www.teclaseafins.com.br).
Esta música faz parte do set list da banda Rick Wakeman Project.