Música instrumental contendo várias seções.
Após o coral em estilo canto gregoriano como de “Lady of the Lake”, um belo tema de piano recorrente durante todo o álbum reaparece, porém, com novos detalhes agregados, embora sempre com o espírito lírico, tal qual executado no piano de cauda por Wakeman, com características que notadamente remetem ao período erudito romântico, lembrando muito as obras de Chopin e Lizst, não fosse pelo cravo a soar o tempo todo. A primeira seção é calma e enigmática, com cordas sintetizadas permeando as notas seguras de um minimoog e um piano elétrico costurando acordes e acompanhando o contrabaixo, preparando o ouvinte para a agitação que se seguirá, como se o mágico fosse tirado do sério por alguma razão, revelando, assim, a face da ira. A segunda seção traz formas de compassos variadas, inclusive em formato 5/4, contendo solos de minimoog rápidos e reveladores que buscam intensidade em amplitudes das mais graves. A terceira seção é repetida duas vezes, a primeira com utilização de teclados em várias camadas (incluindo um que soa como um banjo!), e a segunda vez arranjada para orquestra, soando como um respiro de bom humor.
O álbum foi escrito por Rick Wakeman durante sua estadia no hospital, após sofrer um ataque cardíaco aos 25 anos de idade. O médico o aconselhou a abandonar a carreira de músico. Naquela noite, no entanto, Wakeman terminaria de escrever "The Last Battle", ignorando a orientação médica.
Muito obrigada por disponibilizar as partituras!